Odisséia - Homero

Hoje, temos uma odisséia pela frente! E não apenas por que faremos uma viagem longa, novamente levados pela Tardis para os lugares remotos do planeta, mas sim por que de fato será A Odisséia o texto de hoje! 

Este livro conta a história de Ulisses, o 

“herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a cidadela sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de muitos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quando lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros”

 e que não bastava ser tudo isso, ainda tinha um filho que o amava muito e uma esposa que aguardou seu retorno por 10 anos!

Telêmaco, filho do dito herói, vivia no castelo, com sua mãe. Longe estar feliz, sua situação era de desgaste e tristeza: após tantos anos que seu pai passara fora, sua mãe era cortejada por muitos pretendentes, que com ela queriam se casar e tornar-se o novo rei de Ítaca. E não obstante, esses mesmos pretendentes estavam morando no átrio do castelo, utilizando sua herança e matando seu gado para alimento. 
Assim via-se Telêmaco, até que a deusa Palas Atena, compadecendo-se da situação, decide ajudá-lo, e o prepara para ir numa viagem em busca de notícias de seu pai, pois não sabiam se ele estava vivo ou morto.
Daí, então, o foco narrativo se modifica e a história continua ser contada através do que aconteceu com Ulisses. Este, por sua vez, estava preso pela bela ninfa Calipso (com quem ele passou 7 dos 10 anos de cativeiro) e só foi liberto pela intercessão de Palas Atena. A viagem de retorno implicou em muitas aventuras... por exemplo, em uma das lutas anteriores, cegou o filho de Poseidon, o Polifeno, fazendo com que o deus ficasse perdido de fúria e decidisse destruir a sua jangada. Ao alcançar a praia, para pedir ajuda aos feácios, precisa contar a história de o que aconteceu com ele após a Guerra de Troia. É assim que nós, leitores, também ficamos a par da situação. Após contar a história, os feáceos emprestam à ele um de seus navios, para que ele pudesse regressar à Ítaca, seu lar, e reencontrar sua família. E assim ele o faz.
Seu retorno ao lar foi cheio de glória, pois não apenas teve a esposa novamente como ainda matou todos os pretendentes que a atormentavam. Isso por que, por mais que Penélope recusasse em ceder sua mão, diante da insistência do pai e para não desagradá-lo, ela resolveu aceitar a corte dos pretendentes, somente com a condição de que o novo casamento acontecesse apenas depois que terminasse de tecer uma túnica para Laerte, pai de Ulisses. Dessa forma, ela esperava adiar o evento o quanto pudesse.
Durante o dia, aos olhos de todos, Penélope tecia, e à noite, secretamente, ela desmanchava todo o trabalho. Isso só se deu até que uma das servas descobrisse essa artimanha. Ela, então, propôs outra condição. Sabendo que o arco de Odisseu era difícil de ser envergado, disse que se casaria com aquele que conseguisse envergá-lo. E dentre todos os pretendentes, apenas um camponês humilde conseguiu realizar o feito. Esse camponês, na verdade, era Ulisses disfarçado após o seu retorno e, nada contente com a situação, mata todos os pretendentes.

CURIOSIDADES

  • O título da obra tem o nome do personagem principal, Odisseu, também chamado de Ulisses na mitologia romana.
  • Há quem defenda que Homero nunca existiu, e que a obra hoje à ele atribuídos são junções de textos de outras pessoas. Em contrapartida, há quem crê que um dia ele existiu. 
  • Originalmente escrito em versos, repartida em três tempos: a situação de Penélope, as aventuras de Odisseu durante a vigem de volta e sua chegada à Ítaca.

AVALIAÇÃO

Odisséia é um livro canônico da literatura universal, e apesar de poucos o terem de fato lido, muitos já ouviram falar dele. Sua linguagem pode ser difícil, dependendo da tradução. Nele, há diversas passagens dos mitos gregos e criaturas mitológicas, sendo a Odisseia continuação de A Ilíada, contando a história a partir do fim da Guerra de Troia.
É necessário ler com atenção, pois aparecem muitos personagens e variações do tempo de narração. 
Aqueles que chegam ao fim, além de terem lido um clássico, ainda puderam viajar para totalmente fora de sua realidade!!
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas