No Caminho de Swann - Marcel Proust

Resultado de imagem para proust fotoO longo romance Em Busca do Tempo Perdido é a obra prima de Proust. Nos anos finais de sua vida, ele praticamente se isolou do mundo para poder concluir o livro que é composto por sete volumes. Todos os volumes são resultado do longo processo de revisão e reescrita que o autor adotou. Aqui falaremos da primeira parte do livro chamada No Caminho de Swann. Esta parte da obra esta dividida em três capítulos, sendo que o primeiro capítulo fala sobre as lembranças de Combray; o segundo fala sobre sua paixão por Odete e o último sobre a vida depois de Combray.  
O livro pode parecer bastante cansativo para os leitores não acostumados com o processo de autoanalise e memória involuntária, pois poucas coisas acontecem. Não existe muita ação, mas sim, muita reflexão a partir de um acontecimento qualquer. Este é o fio condutor de Proust pois esta simetria segue ao longo de todo o texto.  Há fortes traços autobiográficos pois se trata de um menino bastante apegado à mãe que deseja tornar-se escritor. Assim, Proust vai explorar características suas em todas as personagens, como se cada um deles fosse um pouco dele mesmo. A questão da homossexualidade, dos problemas de saúde, o não sair da cama, os acontecimentos que levam a longas reflexões.




Trecho da Obra 
" Mas, quando nada subsiste de um passado antigo, depois da morte dos seres, depois da destruição das coisas, sozinhos, mais frágeis porém mais vivazes, mais imateriais, mais persistentes, mais fiéis, o aroma e o sabor permanecem ainda por muito tempo, como almas, chamando-se, ouvindo, esperando, sobre as ruínas de tudo o mais, levando sem se submeterem, sobre suas gotículas quase impalpáveis, o imenso edifício das recordações."







Comentários

Postagens mais visitadas