O Jardim de Cimento - Ian McEwan



Considerado um autor seco que trata de temas como incesto, assassinato e outras polêmicas Ian McEwan, ou Ian Macabro publica em 1978 o Jardim de cimento. O livro conta a história de quatro irmãos que após a morte dos pais decidem se isolar do mundo, criando sua própria sociedade, com uma nova estrutura familiar. 

“Vi uma coisa hoje no jardim que me chocou”, eu disse.
"É mesmo?”, perguntou Julie.
“O que foi?”
“Uma flor.”


De fato, uma flor em um jardim onde tudo é de cimento, choca... 

Resultado de imagem para o jardim de cimento imagemCom este universo criado por eles é mais fácil conviver e lidar com a realidade. Não possuem vizinhos, não vão à escola, não há contato com o resto do mundo. E isso torna a ordem mais fácil, uma vez que há o corpo da mãe sepultado no porão da casa. Então, cada um ganha um papel de adulto. Julie assume o papel da mãe, Jack é o nosso narrador e personagem principal, bastante conflituoso e que se masturba duas vezes ao dia, irmão que pensa nas coisas mais “imorais”, podemos dizer, vai assumir o papel de amante de Julie. Sue vive em seu mundo particular e fantasioso da literatura. Tom é aquele que sofre a falta da atenção da mãe e absorve tudo dos outros irmãos, resolvendo que não quer mais ser menino e é vestido com roupas de mulher pelas irmãs, uma vez que, cada um pode ser o que quiser na ausência da supervisão adulta na casa. Até o momento em que Derek entra na história  e descobre os segredos dos irmãos... 


O livro é bastante direto e sem muitos rodeios, com um final bastante perturbador que gera muitas reflexões sobre questões referente a sexualidade a ordem da estrutura social na ausência de uma moralidade imposta por adultos e até mesmo pelas leis que regem nosso dia a dia.  Foi adaptado para o cinema com a direção de Andrew Birkin, segue o vídeo. 






Comentários

Postagens mais visitadas